terça-feira, 23 de setembro de 2008

NOS MENORES FRASCOS... AS MAIORES PAUNOCOOLZICES


Entre os movimentos mais fortes que compõe o guarda-chuva do paunocoolzismo mundial está a sustentabilidade.

Talvez seja o mais importante atualmente, mas Al Gore tem menos a ver do que Henrique Meirelles. Afinal, para ser sustentável não precisa de muito esforço. Basta reapresentar seu produto num contexto molambo, de sérias restrições orçamentárias, mas ainda assim superfaturado. Basta o carimbo de “sustentável” para que a mídia espontânea ajoelhe-se perante sua paunocoolzice. E um designer, claro.

A prova mais recente saiu no blog Blue Bus e é um perfume chique. Um artigo de luxo.

O bizarro é que os caros arranjaram uma maneira econômica (pra eles) e picareta (pro consumidor) de tentar agregar algum valor de sustentabilidade ao produto.

Leia isto “Porém marcas de luxo, já estabelecidas no mercado, e com valor agregado já em alta, também estão preocupados com o meio ambiente. Talvez até por exigência de seus clientes bem informados.”

Cliente bem informado do que ?

A tal marca teve coragem de lançar um refil do perfume para justificar a preocupação com o meio ambiente. Ou seja, devem ter economizado uma bagatela para deixar a porra da embalagem conseguir chegar até esse novo conceito de ESCROTIDÃO CONCEITUAL.

Quantos minutos será que foram gastos até eles chegarem nesse modelo arrojado, que mais parece suco de tamarindo vendido em feira do interior? Pior, parece o interior daqueles vinhos de caixinha, que já vem acoplados com uma torneirinha prática e ideal para piqueniques na Praça da Sé.

E a tendência vale para todos os setores- dizem que a Fox vai vender dvd sem caixa e que muito em breve o Burger King vai servir os lanches no guardanapo. Tudo a serviço do meio ambiente.

A sustentabilidade? Vem a partir das árvores que as empresas não precisarão derrubar para fabricar mais dinheiro na feitura das embalagens. Economizando de maneira selvagem nesse quesito, elas usam apenas o dinheiro que já está no mercado, mais especificamente no bolso de seus clientes doentes que vão abraçar mais uma belíssima forçada de amizade por parte dos engajados de ocasião.


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